quarta-feira, 22 de julho de 2009

Instalação do Aker Control Center 2.0.4 no Ubuntu 9.04

  Aker Control Center é um Framework integrado de gerência multiplataforma e que controla, a partir de um ponto central, todas as soluções Aker.
 No site do desenvolvedor só possui o pacote para instalação no Fedora Core 8, neste tutorial irei explicar como instalar esta ferramenta no Ubuntu 9.04.
 Baixe o arquivo que contém os pacotes de instalação em: http://download.aker.com.br/prod/current/akercontrolcenter-2.0.4-xx-fc8.tar.bz2, descompacte este arquivo, dentro da pasta cc_dir que ele criou contém os pacotes necessários.

 Primeiramente vamus converter os pacotes que necessitamos para o formato .deb, que é o padrão do Ubuntu, instale o alien, para executar esta tarefa:
 sudo apt-get install alien

 Os pacotes a serem convertidos são: aker_control_center2-fc8-2.0-4.i386.rpm e qt-aker-4.4.0-0.i386.rpm.
 sudo alien aker_control_center2-fc8-2.0-4.i386.rpm qt-aker-4.4.0-0.i386.rpm

 Este processo gerará os pacotes: aker-control-center2-fc8_2.0-5_i386.deb e qt-aker_4.4.0-1_i386.deb, agora podemos remover todos os pacotes RPM.
 rm -f *.rpm

 Agora instalaremos as dependências necessárias para o Aker Control Center:
 sudo apt-get install libxml2 libssl0.9.8 libdbi-perl mysql-client-5.0 
 
 Após a conclusão das dependências vamos instalar os pacotes do Aker Control Center, entre dentro da pasta aonde estão localizados os arquivos convertidos.
 sudo dpkg -i *.deb
 
 Pronto instalado, agora iremos fazer alguns ajustes para o funcionamento correto do mesmo, entre em /usr/lib/ e crie este links simbólicos para as bibliotecas necessárias:
 
 sudo ln -s sudo ln -s libcrypto.so.0.9.8 libcrypto.so.6
 sudo ln -s /usr/local/aker/control_center2/libakutil.so.4.0.0 libakutil.so.4


 Agora sim o Aker Control Center esta pronto para rodar, entre dentro da pasta /usr/local/aker/control_center2/ e execute:
  ./aker_control_center2

 Podemos também criar um link para este aplicativos dentro do menu do seu sitema, da seguinte forma: Clicando com o botão direito em cima do menus Aplicativos, Editar menus, selecione o menu Internet ou o de sua preferência, clique em Novo Item que fica ao lado direito, Tipo: Aplicativo, Nome: Aker Control Center 2.0.4, em comando coloque: /usr/local/aker/control_center2/aker_control_center2 clique no ícone no canto superior esquerdo para alterarmos o ícone para o do Aker, cole este caminho no menu de navegação /usr/share/icons/hicolor/32x32/apps/ selecione o ícone aker_icon.png.

 Agora é só baixar os plugins na área de downloads do aker, converte-los para .deb e instalar.
 Instalei o plugin do firewall, ele criou o arquivo libfw.so.1.0.0 dentro de /usr/local/aker/control_center2/plugins/ uma dica para o correto funcionamento dos plugins é renomeá-los para a extensão .so no meu caso ficou libfw.so, é isso ai galera!
 Espero ter contribuído, aceito críticas, dúvidas e sugestões.


16 comentários:

  1. BOA CARA!
    Isso funcionaria para o Aker Security Roaming também ?

    ResponderExcluir
  2. Bem Henrique no site da Aker, disponibiliza os plugins para os seguintes produtos: Aker Firewall, Aker Web Content Analyzer, Aker Antivirus Module, Spam Meter e Web Gateway. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. Desculpa me expressei mal. Me referia ao "Aker Client" que é utilizado para acessar VPNs. Ele tem a versao para Fedora 5 no site, mas não consigo fazer ele funcionar no Ubuntu 9. Se vc tiver tempo, veja se faz ele funcionar tb. Pq segui seu tutorial, mas pra ele não funcionou.

    ResponderExcluir
  4. Henrique, depois me mande o link para download!

    ResponderExcluir
  5. Aker Client FC5: http://download.aker.com.br/prod/current/akerclient-1.0.0-pt-fc5-install.tar.bz2

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu tava mesmo procurando por isso!

    Eu to tentando fazer o Aker rodar no FC 9. Tive que mexer no código do driver para fazer compilar, e agora estou com problemas para rodar o client em si (akerclient). O link é aquele que o Henrique mandou.

    Se puder me ajudar eu agradeço.. o erro que aparece ao tentar rodar o client é "unknown symbol: xmlFree". Já tentei forçar o uso das mesmas libs do FC5, mas mesmo assim nada...

    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Existe algum outro pacote que integra este servico do aker client, pois nao consegui encontrar com fazer o servico rodar, o gui funcionou comigo! so que o status do servico ficou em vermelho!

    ResponderExcluir
  8. Cara se a GUI ja rodou eh um grande avanço, pois comigo nem isso... justamente a GUI falha com essa mensagem que mencionei acima.

    Você fez exatamente os passos acima para o Aker Client também? Eu to com Ubuntu 9.04 e tentando reproduzir os seus procedimentos.

    A respeito do serviço: vc conseguiu carregar o módulo aker_client.ko no kernel? se não, vai precisar compilar e pra isso precisa de um ajuste no fonte do driver. Precisando dá um reply que eu explico.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  9. consegui rodar a GUI tambem... reinstalei o pacote do client e qt seguindo seus passos...

    agora to tentando fazer o serviço rodar!

    []'s

    ResponderExcluir
  10. Olha so eu fiz praticamente os mesmos passos... entao to com problema pra carregar o modulo aker_client.ko agora!!!! me explane ai, que eu conseguindo tudo direitim, vou fazer um post e colocar a sua contribuicao ai! Valeus

    ResponderExcluir
  11. O que fiz pra compilar o módulo foi acertar a chamada pra função "ip_route_output_key" no arquivo /usr/local/AkerClient/driver/ak_client_hook.c.

    Faltava um parâmetro, init_net, e ficou assim:

    ip_route_output_key(&init_net, &rt, &flp)

    Consegui compilar o módulo e carregá-lo, mas o sistema trava ao chamar o serviço (binário acservice).

    Vou continuar mexendo e ver se consigo solucionar isso tb.

    []'s

    ResponderExcluir
  12. Olá, alguém pode me dar um dica?
    Segui os passo para instalação do control center e após executar o ./aker_control_center2, dentro do diretório /usr/loca/aker/control_center2, recebo a seguinte mensagem:

    ./aker_control_center2: error while loading shared libraries: libQtGui.so.4: connot open shared object file: No such file or directory

    Estou usando o ubuntu 8.04

    Atte,

    Campolix

    ResponderExcluir
  13. Pow eu tbm fiz todo o procedimento, consegui fazer o ackerclient funcionar mas na hora de clicar na opção "Criar um novo servidor" e "Remover servidor" fica desabilidata.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal,

    Eu consegui adicionar um servidor, basicamente editei o configuration.xml na mão, só que não consigo iniciar o serviço acservice, alguém já conseguiu?

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Meu nome é Klaibson e sou proprietário do blog www.brofficeparaleigos.blogspot.com

    Estou te escrevendo para lhe propor uma parceria, uma troca de links entre o meu e o seu blog.

    Caso tenha interesse, me retorne.

    ResponderExcluir